4 de ago. de 2014

DESFILE DE 7 DE SETEMBRO TERÁ como tema os "50 anos da Bandeira de Campo Mourão"

A Fundação Cultural de Campo Mourão (Fundacam) aceitou a sugestão da Academia Mourãoense de Letras e o "Cinquentenário da bandeira de Campo Mourão" será tema do desfile de 7 de setembro deste ano na avenida Irmãos Pereira. 
Na imagem acima, o professor Ephigênio José Carneiro, "in memorian",  que então vereador foi o autor da lei de criação da Bandeira de Campo Mourão. Abaixo, leia a história do surgimento deste símbolo mourãoense.
 O presidente da Academia Mourãoense de Letras, Jair Elias dos Santos Júnior disse que a a bandeira de Campo Mourão tem na sua representação principal o povo mourãoense. "É muito raro observar isso em bandeiras de municípios no Brasil. A bandeira surgiu por meio de uma manifestação popular e foi o próprio povo que a escolheu, por meio de uma eleição que definiu o modelo vencedor” explica Jair Elias.
Cores e representação - As cores da bandeira representam: o branco simboliza a pureza de objetivos e de ideais do povo mourãoense; o verde simboliza as riquezas vegetais do Município, existentes para o benefício do povo; os vértices do duplo losango representam o Povo e os Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

História - No ano de 1964, o vereador Ephigênio José Carneiro, atendendo a manifestação  dos munícipes, liderou uma comissão especial com a finalidade de instituir a Bandeira do Município, contando com o apoio da Câmara Municipal.
Ephigênio José Carneiro procurou o artista plástico curitibano, Augusto Conte, ocasião que expôs a sua ideia e definiu que o projeto deveria ser desenvolvido em um estudo com seis modelos para a bandeira.
Elaborados os desenhos, a escolha do modelo definitivo seria feito por manifestação popular. Os seis modelos foram expostos no hall do antigo Cine Plaza (atual Igreja Universal) e a coletividade mediante votação definiu o desenho n.º 2 como vencedor.
Em 29 de junho de 1964, com a inauguração do prédio do Paço Municipal pelo prefeito Milton Luiz Pereira, o primeiro ato oficial dentro das novas instalações da Câmara Municipal foi à apuração do concurso, que originou o modelo atual.

A bandeira foi oficializada pela Lei nº 32, de 26 de setembro de 1964, sendo alterada em 1973 e em 2005. A última alteração realizada ocorreu para corrigir erros heráldicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário