14 de jan. de 2015

DIA DO TREINADOR DE FUTEBOL: Itamar Tagliari

Itamar Agostinho Tagliari é uma das referências do futsal e do esporte paranaense. No Dia do Treinador, 14 de janeiro, ele recebe esta singela homenagem do BLOG DO ILIVALDO. 
De cada dez jogadores, professores, dirigentes, que tenham conhecido o futsal nas últimas décadas em Campo Mourão, entre oito e nove aprenderam jogar a então bola pesada com o professor Itamar. E isso não é pouca coisa, como costumo dizer e escrever. 
Araponguense de nascimento e mourãoense de coração ele veio com os pais para Campo Mourão, onde a família comprava e vendia porcos - animal, que muitos anos depois viraria símbolo do seu Palmeiras, time de coração. Puxou a fome de bola para o pai Itachir, que de tanto gostar montou uma quadra co o seu nome - tornando-se um símbolo na cidade e com jogos memoráveis.
Com fome de bola, o cardápio na hora do almoço era bola. Aí entra a sapiência da matriarca dona Íris, que tinha o desejo de que os filhos jogassem no mesmo time, para evitar e prolongar as discussões, até então, intermináveis e diárias. 
E assim, a quadra Itachyr Tagliari surgia em 1973 e o futsal dos Tagliari ganhou fama e extrapolou as fronteiras da região. E em 1980, com apoio do pai, o professor Itamar resolveu criar uma escolinha para ensinar futebol de salão a garotada. Ele lembra que tudo começou com pouco mais de dez atletas e foi crescendo, crescendo, tanto que subiu para 300 crianças e não parou mais de aumentar. 
Inúmeros atletas aprenderam a jogar na Escolinha Tagliari, como Tanaka, Ferruginha, Flavinho e tantos outros, assim como foram os títulos inesquecíveis em âmbito estadual da Associação Tagliari nas categorias menores. Campo Mourão foi a Capital do futsal da garotada, orgulho para toda uma cidade que aprendeu e passou a ser apaixonada pelo futebol de salão.
E nesta história que renderia muitos post´s e livros - haja coração! Quantas histórias! - esteve sempre a frente o cidadão do bem, de caráter,  bem quisto e com forte relacionamento Itamar Agostinho Tagliari - um dos treinadores, professores mais destacados na história esportiva de Campo Mourão e do Paraná. Viva Itamar, a família Tagliari e o esporte mourãoense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário