17 de abr. de 2015

COMO E ONDE surgiu a Apae em Campo Mourão?

A Apae de Campo Mourão foi fundada em 17 de abril de 1974, na Câmara Municipal de Vereadores, onde esteve presente um grupo de pessoas solidárias com a causa das Pessoas com Deficiências. 
Na imagem acima, casa cedida pelo DER, na Vila Cândida nº 67, denominada Instituto de Recuperação e Adaptação dos Excepcionais, sendo a sigla Irae.
Teve sua existência jurídica sob n° 99 “A”, ofício privativo de registro de Títulos Documentos e Protestos Comarca de Campo Mourão, registrada em 26/05/77.
A diretoria empossada resolveu concretizar os objetivos da Apae, fundando uma Escola denominada Instituto de Recuperação e Adaptação dos Excepcionais sendo a sigla Irae. 
Atendendo exigências legais da Secretaria de Estado da Educação, para fins de registro, passou a ser denominada Escola Especializada Josephina Wendling Nunes, iniciando suas atividades em 27/08/77, em uma casa de madeira cedida pelo D.E.R., onde permaneceu por 08 meses. 
Em abril de 1978 passou a atender seus alunos em prédio próprio, na Rua Professor Ethanil Bento de Assis, 461, cujo terreno foi cedido pela Prefeitura Municipal e o prédio de madeira pré-fabricado foi doado pelo DER. Em 19 de abril de 1997, foram inauguradas as novas instalações, onde permanece até o momento.
O trabalho da Apae se efetivou de forma sistemática atendendo pessoas com Deficiência Mental e outras associadas a esta. Nossos professores e alunos em conjunto com as equipes: técnica e pedagógica têm papel central nessa história porque atuam na proposta pedagógica que ao longo desses anos de existência contribuíram para a construção da identidade educacional desenvolvida pelo Movimento Apaeano.
O Movimento Apaeano, em 2001, com a publicação da coleção “Educação e Ação,” descreveu áreas de abrangência dos serviços que historicamente vem sendo prestados pelas Apaes, definiu como áreas de abrangência: Área da Saúde, Área de Assistência Social, Área Educacional, Área Esporte, Cultura e Lazer e Área Trabalho.
A partir de 2005, a Apae é reconhecida pelo Ministério da Saúde, pelos serviços de saúde que vem prestando durante toda a sua história, efetivando convênio entre Apae e Sus, fazendo parte também da Política Nacional de Saúde. 
Com a aprovação da Política Nacional da Assistência Social, Apae, também é reconhecida pela atuação nesta Política Social, que tem a centralidade na Família.
Em 2007, continuando o processo de ampliação da estrutura física, inicia a construção de um prédio que possibilitará a melhoria do atendimento.
A Apae em Campo Mourão, busca trabalhar na transversalidade das Políticas Públicas entendendo a pessoa com deficiência como um cidadão com direito ao acesso aos bens e serviços da sociedade brasileira.
Fonte: http://campomourao.apaebrasil.org.br/artigo.phtml?a=4795

Nenhum comentário:

Postar um comentário