6 de mai. de 2015

HISTÓRIA DO HANDEBOL DE CAMPO MOURÃO: 40 Anos - Parte 2: Apresentação do ano 1975

A história do handebol de Campo Mourão é muito rica, em detalhes, em fatos e fotos. Relato um pouco da história dos 40 anos do handebol mourãoense.
Confira o ano de 1975 na história do handebol de Campo Mourão. 
Em 1975, o professor Idê (Idevalci Ferreira Maia) cursava o último ano do curso de educação física na UEM (Universidade Estadual de Maringá), e chega em Campo Mourão para começar seu trabalhos realizando torneios intercolégios para avaliar atletas para a modalidade.
Num desses torneios, participaram duas equipes do Colégio Estadual, uma do Afirmativo (atual Integrado) e uma da Fecilcam, essa última representada por atletas do futsal – um parenteses: naquela época o futebol de salão, entre eles Adionir Ramos, Ione Sartor e Antonio Admir Fuzeto, o Beline, fizeram questão de participar para colaborar nessa “garimpagem” de potenciais novos atletas.
Além disso, idê e Piazza (Vicente Piazza Filho)  acertam a contratação do também acadêmico em educação física Nelson Rodrigues, o "Nelsinho", de Nova Esperança,
e Erivalto Oliveira, o "Negão", de Moreira Sales - que na época, ainda serviam o exército- , para trabalharem e consolidar o alto rendimento do handebol mourãoense, servindo inclusivo de espelho / modelo para os iniciados da modalidade em campo mourão.
Naquele ano, nos Jogos Abertos do Paraná, realizados em Paranavaí, reforçados pelo goleiro Antenor Tonetti - filho de pioneiros mourãoenses e que se destacava no handebol brasileiro defendendo as cores da UEM, a seleção mourãoense conquistou a medalha de bronze, ou seja, terminou em terceiro lugar – foi a primeira medalha do handebol masculino na história.
Destaque para Gilmar Fuzeto, que nessa edição dos jap´s conquistou duas medalhas - ouro no futsal e bronze no handebol- o primeiro atleta de campo mourão a conquistar duas medalhas em jogos abertos por modalidades diferentes.
Parabéns aos atletas Gilmar Fuzeto, Nelsinho Rodrigues, Erivalto Oliveira, Arnaud da Silva e Silveira, Marcelo da Silva e Silveira, Jair Grasso, Antenor Tonetti, Luiz Paulo Schen, Luiz Alberto Durski Silva, Danilo kravchychyn e o técnico e atleta Idê Maia. 
Fonte: Comissão Organizadora Noite de Gala do Handebol 40 anos de Campo Mourão em 2 de maio 2015 (Idevalci Ferreira Maia, Paulo Gilmar Fuzeto, Irineu Luiz Ferreira Lima, Jair Grasso, Lorenilda Gomes, Silvana Casali, Marcelo de Oliveira Lima e Ilivaldo Duarte de Campos) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário