6 de mai. de 2015

HISTÓRIA DO HANDEBOL DE CAMPO MOURÃO: 40 Anos - Parte 1: Apresentação do ano 1974

A história é muito rica em detalhes, os quais
pelo tempo não poderemos apresentar; assim vamos relatar um pouco da história do handebol mourãoense, iniciando pelo ano de 1974.

Oriundo de Jacarezinho, Vicente Piazza Filho, o primeiro
professor de educação física formado de Campo Mourão, chegou em 1969 para lecionar no Colégio Estadual de Campo Mourão.
Ele foi o responsável pela primeira participação mourãoense em um Jogos Abertos do Paraná - em 1973, na cidade de Cornélio Procópio, mas ainda sem a presença do handebol.
Apenas no ano seguinte, em Rolândia, é que campo mourão levou duas equipes - feminino e masculino- para disputar a principal competição poliesportiva paranaense.
Aos cuidados dos professores Galdino e Iuquico Tanaka, atletas como Lorenilda Gomes, Nelita Piacentini, Luzia Grasso, Raquel Conrado, os manos Arnô e Marcelo Silveira, Davi Cardoso, Beto Durski e Jair Grasso - só para citar alguns – estiveram nessa edição dos Jogos Abertos.
Nesse ano, o professor Piazza e seo Alcyr Costa Schen (in memorian), então diretor da Comunescam (a atual Fecam), com total apoio do então prefeito Renato Fernandes Silva, pleitearam a sediação dos Jogos Abertos do Paraná para Campo Mourão em 1976.
E eles lograram êxito, com sucesso na empreitada derrotando na disputa a cidade de Porecatu.
Nesses mesmos Jogos Abertos, em Rolândia, seo Schen e o professor Piazza, após indicação do professor José Marin Mechia, acertaram a contratação do terraboensense Idevalci Ferreira Maia para começar um trabalho de alto rendimento
da modalidade em nossa cidade.
A administração do prefeito Renato Fernandes Silva define também a construção dos dois primeiros ginásios de esportes em Campo Mourão - o ginasinho jk e o ginásio Belim Carolo- este, durante
toda a sua construção era chamado de “Renatão”, mas acabou designado como “Belim Carolo”, em homenagem ao pioneiro que doou a área para a construção do mais belo ginásio de esportes de todo o estado do Paraná.
Fonte: Comissão Organizadora Noite de Gala do Handebol 40 anos de Campo Mourão em 2 de maio 2015 (Idevalci Ferreira Maia, Paulo Gilmar Fuzeto, Irineu Luiz Ferreira Lima, Jair Grasso, Lorenilda Gomes, Silvana Casali, Marcelo de Oliveira Lima e Ilivaldo Duarte de Campos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário