3 de mai. de 2015

ENTREVISTA DE DOMINGO: Lenamar Fiorese

"A estrutura do esporte no Brasil ainda é muito ruim, somente tem investimento quando ocorre um grande evento esportivo." A opinião é da ex-atleta, professora e doutora Lenamar Fiorese, da Universidade Estadual de Maringá, que marcou época nos tempos iniciais do handebol feminino de Campo Mourão.
Lenamar Fiorese é homenageada nesta ENTREVISTA DE DOMINGO por tudo o que fez e construiu, e continua fazendo pelo esporte.
Atualmente, professora de Educação Física e psicóloga esportiva na Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica. Atuou como psicóloga do esporte nos Jogos Olímpicos de Sydney na Austrália em 2000.
Ela fez graduação e depois fez mestrado (1990-1992) e doutorado (1995-1999). "Hoje resido em Maringá onde sou professora da UEM, departamento de Educação Física (dou aulas na graduação/mestrado e doutorado) e sou psicóloga da seleção brasileira de Ginástica Rítmica. Investi na minha carreira profissional fazendo especialização em Educação Física infantil e Escolar (Maringá-PR), o mestrado em Crescimento e desenvolvimento humano (Santa Maria-RS), o doutorado em Educação Física ( Santa Maria-RS/ EUA) e o Pós-doutorado (Florianópolis-SC)."
Lenamar, você que foi campeão várias vezes defendendo as cores de Campo Mourão, receba esta homenagem como presente de aniversário. Gaúcha de nascimento e mourãoense de coração, que completará mais um ano de vida na quarta-feira, dia 6 de maio. 
Lenamar foi homenageada também neste sábado (02 de maio) no programa campeão – Tocando de Primeira de número 1.116 na Rádio Colméia em Campo Mourão.

Confira esta interessante ENTREVISTA DE DOMINGO com a internacional Lenamar Fiorese, que afirma de coração aberto: “Eu amo Campo Mourão e sua gente!”



QUEM É LENAMAR FIORESE? Sou filha de Celeste Fiorese Neto e Brigida Thereza Fiorese que completaram esta semana 60 anos de feliz união. Mãe de Igor e Júlia, nasci dia 6 de maio de 1963 em Colorado, no Rio Grande do Sul.
ONDE E COMO FOI A SUA INFÂNCIA?  Vivi na Vila Turvo e depois na cidade de Campo Novo, no Rio Grande do Sul, em uma família de 8 irmãos com muitas oportunidades para brincar e praticar esportes. Foi um período maravilhoso de muitas alegrias, festas de CTG e comemorações de natal em família.
COMO FOI SUA ATUAÇÃO NA JUVENTUDE E
ONDE? Iniciei praticando esportes em Campo Novo com 10 anos de idade. Fazia atletismo e participava de jogos colegiais. Eu tinha 12 quando mudamos para Campo Mourão e continuei a pratica de esportes. A minha juventude foi praticamente toda nas quadras do Paraná e do Brasil.
QUE HISTÓRIAS OU FATOS LEMBRA? Quando mudamos para Campo Mourão, continuei praticando esportes no Colégio Estadual. Jogava de tudo um pouco, handebol, voleibol, basquete e atletismo. Lembro que gostava mais de voleibol, mas na época o forte era o handebol. O professor Nelson Rodrigues foi no colégio convidar para treinar no ginasinho e assim foi o início de tudo.
COMO  SE AUTODEFINE?  Sou uma pessoa muito disciplinada, exigente, organizada, dedicada e cuidadosa com as pessoas que convivem comigo. Desde minha família até meus alunos da Universidade.
QUANDO CHEGOU EM CM, POR ONDE PASSOU E O QUE FAZ HOJE? Nossa família mudou do Rio Grande do Sul (Campo Novo) para Campo Mourão em 1974, residi em Campo Mourão até 1985, quando então mudei pra Maringá para cursar a graduação em Educação Física, depois (1990) morei um tempo no Rio Grande do Sul (Santa Maria) para fazer mestrado (1990-1992) e doutorado (1995-1999). Em 1997 morei nos EUA para fazer doutorado sanduíche. 
Hoje, resido em Maringá. Sou professora da UEM, no departamento de Educação Física (dou aulas na graduação, mestrado e doutorado) e sou psicóloga da seleção brasileira de Ginástica Ritmica.
COMO FOI E ONDE  SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL? Acredito que o esporte foi o principal motivo da minha entrada para cursar Educação Física, quando me  formei tinha 19 anos e era atleta da seleção brasileira de handebol (primeira seleção brasileira feminina montada). Era muito jovem e ainda queria jogar, mas logo entrei na UEM para ministrar aulas com 22 anos de idade, então não foi mais possível conciliar. Investi  na minha carreira profissional fazendo especialização em Educação Física infantil e Escolar (Maringá-PR), o mestrado em Crescimento e desenvolvimento humano (Santa Maria-RS), o doutorado em Educação Física ( Santa Maria-RS/ EUA) e o Pós-doutorado (Florianópolis-SC)
O QUE FEZ NO SEU TRABALHO QUE NÃO FARIA
DE NOVO? Gosto muito do meu trabalho. Sempre adorei ensinar e dar aulas. Acredito que sempre somei na vida das pessoas. Me dedicaria menos.
E A SUA ATUAÇÃO NA COMUNIDADE? Como tenho uma filha especial com síndrome de down (atualmente com 12 anos), uma das nossas preocupações sempre foi ajudar à Apae de nossa cidade e lutar pela inserção/inclusão social dessas crianças.
COMO ENTROU O ESPORTE E O HANDEBOL EM SUA VIDA? De uma forma bem tranquila, porque minha família sempre gostou de esporte. Meu pai adorava futebol, meus irmãos gostavam. Minha irmã (Marlene) jogava e eu sempre gostei de praticar esportes e brincar na rua. Então foi uma continuidade.
QUAIS, ENTRE TANTAS, SÃO EXPERIÊNCIAS QUE NÃO SAEM DA MEMORIA?  A participação como psicóloga do esporte nos Jogos Olímpicos de Sydney na Austrália em 2000. O primeiro jogo oficial pela seleção brasileira de handebol nos Jogos Sul-Americanos em Buenos Aires. E também ser escolhida a melhor atleta dos jogos escolares do Paraná (1979).
COMO ENTROU PARA A QUADRA E SALA DE AULA?QUEM FOI O CULPADO? Para as quadras o culpado foi o professor Nelson Rodrigues, o "Nelsinho"; e para sala de aula foi minha escolha mesmo.
QUAL O ESPORTE PREFERIDO, ÍDOLO E TIME? Gosto de todos que tem nível técnico bom. Meu time do coração é o Grêmio de Porto Alegre, e meu ídolo é Ayrton Senna.
COMO ANALISA O ESPORTE ATUAL E O HANDEBOL NO BRASIL E EM CM? A estrutura do esporte no Brasil ainda é muito ruim, somente tem investimento quando ocorre um grande evento esportivo. O handebol cresceu muito a nível de Brasil
devido aos intercâmbios de atletas para o exterior, isso ajudou o esporte evoluir muito. Ver o Brasil ser campeão mundial foi muito bom, me senti parte da história. O handebol teve sua primeira participação olímpica em Sydney (2000) e hoje, 15 anos depois já temos resultados muito bons. Campo Mourão sempre foi uma referência no handebol, tendo caído em desempenho nos últimos anos. Mas acredito que falta investimento não só em Campo Mourão. Não só aqui, mas e outras cidades também.
QUEM EM CM É UMA ATLETA DE HANDEBOL
 EXEMPLO NA HISTÓRIA? Acho que não temos uma, mais várias atletas da nossa geração (montada pelo Nelson Rodrigues em 1977, e depois tendo continuidade com o Jair Grasso, que durou até 1987). Tivemos atletas que integraram a seleção Brasileira de handebol (inicialmente eu e a Márcia Tomadon - foto -e que foram exemplos para outras gerações.
QUAL MANCHETE FICOU NA HISTÓRIA DE SUA VIDA? Jogos Abertos de Londrina. Campo mourão campeão de handebol feminino: “Lenamar contra Elza e Soraya, nada segurava Campo Mourão“. Aquele dia estávamos iluminadas e Cambé tinha um time dominado por atletas da seleção brasileira, nós fomos lá e ganhamos a final de 6 gols de diferença. Foi maravilhoso!
QUAL APRESENTAÇÃO QUE FICOU NA HISTÓRIA DE SUA VIDA COMO MUITO BOM? E O PIOR? A nossa final nos Jogos Abertos em Londrina foi a melhor e a pior foi em Cascavel na final dos Jogos Abertos.
QUAL JOGADA QUE, SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO, JAMAIS TERIA FEITO? A minha exclusão na final dos Jogos Abertos em Cascavel. Não me lembro como foi, mas foi sacanagem da arbitragem e acho que foi na substituição.Tenho certeza que iríamos ganhar de novo.
ÉTICA EM UMA FRASE É fundamental..
O MOMENTO ATUAL DA SUA VIDA É de reflexão e transição.
O QUE AINDA NÃO FEZ QUE, SE TIVESSE CONDIÇÕES, AINDA GOSTARIA DE FAZER? Participar de um desfile de escola de samba no Rio de Janeiro e assistir um jogo na arena do Grêmio.
QUAL O MELHOR TIME DE HANDEBOL  QUE JÁ VIU JOGAR? Nos Jogos Olímpicos de Sydney, o time masculino da Espanha.
E O MELHOR EM QUE JOGOU? De Campo Mourão, com certeza nosso time era muito bom.
QUANTOS TÍTULOS NA CARREIRA E QUAIS O MAIS IMPORTANTES?: Não me lembro, foram vários de jogos escolares, jogos regionais, campeonatos estaduais e jogos abertos.
Com certeza, o mais importante Jogos Abertos do Paraná de Londrina.
CITE TRÊS PERSONALIDADES ESPORTIVAS EM CAMPO MOURÃO: Professores Piazza, Idevalci e Itamar Tagliari.Na imagem abaixo - Gilmar Fuzeto, Idevalci Maia, Nelson Rodrigues e Vicente Piazza Filho.
CITE TRÊS PERSONALIDADES
(FORA DO ESPORTE) EM CAMPO MOURÃO? Rubens Bueno, pelo que já representou para a política de Campo Mourão e  Aroldo Gallassini pelo trabalho desenvolvido junto à Coamo
JOGO RÁPIDO:
MÚSICA: Tente Outra vez (Raul Seixas).
LIVRO: O monge e o executivo.
AUTOR? Martin Seligman um dos pioneiros da psicologia positiva.
PROFESSOR? Ruy Jornada Krebs (in memoriam)]
NOTA DO BLOG: Ruy Krebs é importante na história da Educação Física no Brasil, foi o pioneiro dessa área – Aprendizagem Motora-.
SONHO?  Ser Feliz
SAUDADES DO QUÊ E DE QUEM? De pessoas que se foram (in memoriam) e tiveram significado em minha vida. Minha irmã Vera Lúcia Fiorese e do meu professor Ruy Jornada Krebs.
MOMENTO INESQUECÍVEL? Abertura dos Jogos Olímpicos de Barcelona- 1992
HOBBY? Estar com amigos
MANIA? nenhuma
PROGRAMA? Esporte Espetacular
TÍTULO? Jogos Abertos de Londrina
40 ANOS DE HANDEBOL EM CM É... Uma festa merecida da comunidade esportiva.                          FRUSTRAÇÃO? Nenhuma, tudo é um aprendizado
FAMÍLIA É....?. Tudo na vida, fonte e estrutura
A CAMPO MOURÃO DO PRESENTE É...  uma cidade que voltaria a morar.
A CAMPO MOURÃO DO FUTURO.... vai depender de nós 
GOVERNOS REGINA DUBAY, BETO RICHA E DILMA ROUSSEF..... uma decepção
QUAL O SENTIMENTO DE RECEBER ESTA HOMENAGEM E PARTILHAR UM POUCO DA SUA VIDA E DA SUA HISTÓRIA? Muito orgulhosa de estar aqui, sentimento indescritível, como em um momento de ganhar uma medalha de ouro é impar.
QUEM GOSTARIA DE VER HOMENAGEADO AQUI
NO BLOG? Professor Nelson Rodrigues: uma pessoa marcante na minha carreira esportiva e vida pessoal
Nelson Rodrigues foi homenageado na ENTREVISTA DE DOMINGO de 26 de abril, na semana passada. 
Para ler ou rever, acesse ou copie: http://ilivaldoduarte.blogspot.com.br/2015/04/entrevista-de-domingo-com-nelson.html 
QUAL O RECADO PARA OS LEITORES DO BLOG? Praticar esportes é maravilhoso, nem todos serão talentos esportivos, mas com certeza terão grandes experiências que levaremos para toda vida.
QUAL PERGUNTA QUE NÃO LHE FIZ QUE GOSTARIA DE TER RESPONDIDO?  O que o esporte representa para mim? Muitos amigos, experiências e minha profissão. Tudo o que tenho  e sou hoje devo a minha inclusão no contexto esportivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário