15 de nov. de 2015

O DISCURSO DO presidente da Acicam, Newton dos Santos Leal, na abertura da 1ª Amostra das Indústrias de Campo Mourão

“... É preciso agradecer as empresas e instituições que participam da 1ª Mostra da Indústria Mourãoense. É justo e merecido que se destaque que essas empresas e instituições atenderam de pronto o convite da Acicam para participar deste evento, instituído para mostrar as potencialidades de Campo Mourão nesse setor. Uma realidade que parte significativa dos próprios mourãoenses desconhecem. Os participantes entenderam os objetivos e estão para mostrar a força da indústria de Campo Mourão e apresentar produtos e equipamentos “made in Campo Mourão”.

Agradecimento ao José Cruz, dos Correios, que personaliza nosso evento com este selo. É a primeira mostra genuinamente mouraense, se olharmos para empresas e empresários que estão aqui há 40 anos, caso da Coamo que iniciou suas atividade industrial em 1975 e outras mais ao longo dos anos estabeleceram aqui. E ainda as mais jovens saindo da incubadora (cito UTFPR, fundação Educere em atividade a partir de 1998) com certeza, este selo marca este momento da indústria de Campo Mourão.

Tenho plena consciência do difícil momento que enfrenta a economia nacional e os percalços impostos ao setor produtivo, Situação em que a indústria é um dos setores mais afetados. Mas também entendo que apenas lamentar a situação não basta. É justo que se reclame por medidas para reverter a atual situação, mas também é fundamental o enfrentamento das adversidades. O empresário não pode esmorecer. Deve sim agir, buscar saídas e inovar.

Em tantas outras situações adversas, o empresário da área industrial sempre se mostrou um guerreiro. Tanto é que a indústria brasileira é exemplo para o mundo em muitas áreas. A indústria de Campo Mourão não foge a regra. Porém, é imprescindível que os governos federal, estadual e municipal adotem medidas efetivas para fomentar o setor, que responde por parcela significativa do PIB e que tantos empregos geram. Falácias apenas agravam a situação. Não é penalizando o setor produtivo que o país vai superar o atual quadro.

A Campo Mourão com que todos sonhamos passa necessariamente pelo empreendedorismo, desde a transformação dos produtos agrícolas  aos produtos de saúde, informática, segurança, dentre outros, Pela somatória de esforços de todos, priorização dos interesses maiores da comunidade.

Devemos continuar firmes. A Acicam fazendo sua parte e cada instituição a sua; está integração de esforços fará a diferença. Não é o momento nem salutar que alguém fique apenas como espectador neste processo.

Por este histórico de dedicação, participação  e perseverança, registro nossos agradecimentos a todos que contribuem para este momento. Enfim a todos meus agradecimentos e voto de um futuro de sucesso." Discurso de Newton dos Santos Leal, presidente da Acicam na abertura da 1ª Amostra das Indústrias de Campo Mourão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário